sexta-feira, 29 de maio de 2009

Donatello





Donato di Niccoló di Betto Bardi (Donatello) nasceu em Florença,no ano de 1386,e morreu em 13 de dezembro de 1466.Foi um escultor italiano. Trabalhou em Florença, Prato, Siena e Pádua, recorrendo a várias técnicas (tuttotondo,baixo-relevo, stiacciato), e materiais (mármore, bronze, madeira). Separou -se definitivamente do gótico retomando e superando a arte grega e romana,seja formalmente, seja estilisticamente. Muito particular foi sua capacidade de sugerir humanidade e introspecção em suas obras.

Formação:
Donatello nasceu em Florença no ano de 1386, filho de Niccolo di Betto Bardi, tecelão de lã. Irrequieto e com uma família modesta, seu pai tinha uma vida tumultuada, tendo participado primeiro da revolta dos Ciompi em 1378, e em outra revolta posterior, processado, teria sido condenado à morte se não houvesse um perdão geral. O filho era muito diferente do pai. Segundo Vasari, Donatello foi educado primeiro na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos. De 1404 a 1407, foi ajudante de Lorenzo Ghiberti na porta norte do Battistero. Em 1408, trabalhou na obra do Duomo de Florença, para o qual executou uma estátua de Davi em mármore, com uma coroa de amaranto e membros alongados, num estilo gótico tardio, mas apoiada numa perna só ao qual corresponde uma torção do busto, e as mãos realistas, mostrando um estudo acurado da anatomia humana. Em 1416, a estátua foi transportada para o Palazzo Vecchio, estando hoje em dia (2006) conservada no Bargello.


Obras:

São Marcos.




Comentário: É uma escultura muito bonita,a anatomia do santo é perfeita,com todos os pequenos detalhes,as dobras da roupa,a barba,os pés,etc.

São Jorge matando o Dragão



Comentário: Esculpida em mármore,um alto-relevo. Essa idéia de Donatello realmente foi uma coisa muito criativa e diferente,pois naquela época,a maioria dos artistas faziam apenas esculturas e quadros.E essa é muito linda,cada parte dela faz ela ser mais perfeita.Donatello fazia bem até o cenário atrás de São Jorge,o dragão e a mulher,mas,como grande parte dos outros pintores,o fundo fica desfocado,para que a atenção seja puxada apenas para o que realmente importa.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Donatello


By: Tayná.







Nenhum comentário:

Postar um comentário