sexta-feira, 29 de maio de 2009

Donatello





Donato di Niccoló di Betto Bardi (Donatello) nasceu em Florença,no ano de 1386,e morreu em 13 de dezembro de 1466.Foi um escultor italiano. Trabalhou em Florença, Prato, Siena e Pádua, recorrendo a várias técnicas (tuttotondo,baixo-relevo, stiacciato), e materiais (mármore, bronze, madeira). Separou -se definitivamente do gótico retomando e superando a arte grega e romana,seja formalmente, seja estilisticamente. Muito particular foi sua capacidade de sugerir humanidade e introspecção em suas obras.

Formação:
Donatello nasceu em Florença no ano de 1386, filho de Niccolo di Betto Bardi, tecelão de lã. Irrequieto e com uma família modesta, seu pai tinha uma vida tumultuada, tendo participado primeiro da revolta dos Ciompi em 1378, e em outra revolta posterior, processado, teria sido condenado à morte se não houvesse um perdão geral. O filho era muito diferente do pai. Segundo Vasari, Donatello foi educado primeiro na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos. De 1404 a 1407, foi ajudante de Lorenzo Ghiberti na porta norte do Battistero. Em 1408, trabalhou na obra do Duomo de Florença, para o qual executou uma estátua de Davi em mármore, com uma coroa de amaranto e membros alongados, num estilo gótico tardio, mas apoiada numa perna só ao qual corresponde uma torção do busto, e as mãos realistas, mostrando um estudo acurado da anatomia humana. Em 1416, a estátua foi transportada para o Palazzo Vecchio, estando hoje em dia (2006) conservada no Bargello.


Obras:

São Marcos.




Comentário: É uma escultura muito bonita,a anatomia do santo é perfeita,com todos os pequenos detalhes,as dobras da roupa,a barba,os pés,etc.

São Jorge matando o Dragão



Comentário: Esculpida em mármore,um alto-relevo. Essa idéia de Donatello realmente foi uma coisa muito criativa e diferente,pois naquela época,a maioria dos artistas faziam apenas esculturas e quadros.E essa é muito linda,cada parte dela faz ela ser mais perfeita.Donatello fazia bem até o cenário atrás de São Jorge,o dragão e a mulher,mas,como grande parte dos outros pintores,o fundo fica desfocado,para que a atenção seja puxada apenas para o que realmente importa.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Donatello


By: Tayná.







quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pintores do trecento - Giotto

Estátua de Giotto.

Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano, 12661337) foi um pintor e arquiteto italiano. Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte por seu apelido, Cimabue, e o introdutor da perspectiva na pintura, durante o renascimento.

Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.

A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ao Renascimento.

Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura européia. Em seus trabalhos pela Itália, Giotto fez amizades com o Rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.

O Papa Benedito XI quis empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele retornou à Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença, foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto.

Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apóia uma tradição da Igreja da Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos é um auto-retrato de Giotto.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Giotto_di_Bondone

' Principais Obras:

'O beijo de Judas'

Comentário:

Bom,eu achei a pintura muito interessante,bem pintada; Judas 'beijando' Jesus,e as pessoas em volta olhando,inclusive,há alguns guerreiros,que parecem estar com armas nas mãos,como machados,tochas,etc.E,há algumas pessoas olhando com cara feia,provavelmente,não achando uma boa coisa Judas tentar beijar Jesus.


'A Lamentação'


Comentário:

Super criativa,e com detalhes muito bem trabalhados; Os anjos no céu,as dobras das roupas,as mulheres cuidando de Jesus,pessoas aparentando estar tristes com a suposta morte de Jesus,etc.Muito lindo.


By: Tayná Carmacio